segunda-feira, 25 de setembro de 2017

BCE vai publicar nova taxa de juros de referência

taxa de juro
No mesmo dia em que decorre a conferência anual o Comité Europeu do Risco Sistémico, onde Mario Draghi discursa, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que planeia lançar uma nova taxa de juros de referência overnight, abrindo uma nova alternativa aos índices de referência do setor privado que foram atingidos pelo escândalo de manipulação destas taxa e que estão a ser reformados.

Segundo o comunicado do supervisor da moeda única, esta taxa, baseada em transações, “vai servir como barreira às taxas de referência dos privados. O BCE espera ter o processo de mudança concluído até ao final de 2020 e enfatiza que são importantes para os mercados financeiros, para a implementação da política monetária e são uma âncora dos contratos nos mercados financeiros.

“As taxas de juro de referência estão atualmente sob reformas profundas. O BCE decidiu tomar a iniciativa dado que as taxas têm um papel importante de âncora nos contratos nos mercados financeiros”, refere a nota divulgada pela entidade liderada por Mario Draghi, esta quinta-feira. As características de alto nível desta nova taxa de juros overnight virão a público no decorrer do próximo ano, bem como mais informações sobre o mercado monetário.

Na semana passada, o regulador manteve as taxas de juro na zona euro inalteradas e em mínimos históricos. Após a reunião do Conselho de Governadores, em Frankfurt,  o banco informou que deixou a taxa de juro diretora em 0%, um nível em vigor desde março do ano passado. A taxa de juro aplicável à facilidade de depósito também não sofreu alterações e permaneceu nos -0,40%, enquanto a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez ficou em 0,25%.
 
Fonte: Jornal Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário