quarta-feira, 16 de agosto de 2017

As comissões do crédito habitação explicadas

comissões bancáriasNum crédito habitação há vários custos relacionados com o financiamento em si, como o spread, comissões bancárias, juros, prémios de seguros e também o indexante (a EURIBOR nos créditos de taxa variável).

De acordo com o prazo escolhido, a EURIBOR varia, assim como a taxa do crédito habitação contratado.

Neste artigo explicaremos quais as comissões bancárias mais comuns e também para que serviços do crédito habitação são direcionadas. Ainda assim é necessário ter em atenção que as algumas comissões cobradas variam de banco para banco e que uma consulta da Ficha de Informação Normalizada é recomendável.

Ainda assim, para saber o valor final da prestação mensal do crédito, é recomendável que se faça previamente uma comparação de todos os valores que as instituições estão a oferecer em Portugal. 

Comissões bancárias no começo e ao longo do crédito

No seu crédito habitação vai pagar várias comissões bancárias, sendo algumas das quais “de uma vez só” na abertura do processo e outras que se vão cobrando ao longo de todo o empréstimo.

Comissão de Avaliação do Imóvel: Para providenciar o financiamento, o banco precisa de saber de forma fidedigna qual é o valor do imóvel. Por isso, procede a uma avaliação do imóvel, pela qual cobra uma comissão de avaliação que rondará os 200 euros e que é paga apenas uma vez.

Há instituições financeiras que isentam o cliente do pagamento desta comissão se o imóvel a financiar já for da carteira do banco.

Comissão de Dossier: Dependendo do banco, pode também ser chamada de comissão de estudo ou abertura. Contempla os custos de análise do crédito. Varia também consoante com o banco e é influenciada pelo valor da casa.

Comissão de Formalização: Valor pago no momento da formalização do contrato que serve para cobrir gastos administrativos e burocráticos que tenham decorrido ao longo do processo. Há bancos que não cobram esta comissão.

Comissão de Processamento de Prestação: Cada vez que fizer uma transferência da mensalidade do crédito habitação para o seu banco, também estará incluída a comissão de processamento de prestação. Esta comissão não acontece apenas uma vez – está presente em todas as prestações que paga ao banco pelo seu empréstimo habitação.

Para além das taxas de juro e das comissões do crédito, há outros valores associados à compra de casa. São eles os seguros multirriscos (obrigatório por lei para propriedades em regime horizontal) e de vida (exigido pela instituição financeira), o IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis), o Imposto de Selo e o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis

Fonte: Comparajá.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário