terça-feira, 25 de julho de 2017

Aviso aos proprietários: 5 erros a não cometer quando arrendas o teu imóvel

The Visual Hunt


O verão é, segundo os especialistas, a melhor época para os proprietários anunciarem as suas propriedades disponíveis para arrendamento e são muitos os estudantes que escolhem os meses de julho e agosto para encontrar alojamento para o próximo ano letivo. Mas existem detalhes importantes a ter em conta na hora de arrendar. Apresentamos-te a lista dos cinco erros mais comuns que os proprietários devem evitar, segundo a Uniplaces.
  1. Subestimar o ambiente envolvente. As pessoas que vivem em casas arrendadas procuram zonas centrais, mas em ambientes tranquilos. Uma das mais frequentes queixas dos inquilinos está relacionada com vizinhos barulhentos, sendo que os proprietários devem ter em conta o tipo de edifício, o número de moradores por andar, o tipo de vizinhos, etc.
  2. Calcular de forma errada o valor da habitação. Por vezes os proprietários acreditam que o valor das suas propriedades é superior ao real, devido à elevada procura na zona onde está localizado. No entanto, a sobrevalorização de uma casa pode dificultar o seu arrendamento. A melhor forma de obter o preço correto é pesquisar o valor de casas semelhantes no local, tendo em conta o estado do imóvel e as comodidades incluídas, que ajudam a valorizar a habitação. 
  3. Acreditar que o arrendamento turístico gera mais lucro que o arrendamento a longo prazo. Em primeira instância pode parecer que os benefícios de estadias curtas são mais elevados que as estadias de maior duração. No entanto, antes de optar por um determinado tipo de renda, o proprietário deve avaliar as vantagens e desvantagens de ambas as opções. Por exemplo, se optar por uma renda turística, deve ter em conta os custos envolvidos na mudança regular de inquilino (taxas de limpeza, pagamento de comissões, etc), bem como os esforços adicionais na organização constante de entrada e saída de inquilinos e limpeza da habitação. Desta forma, todos os cálculos são importantes e se a ocupação turística da habitação não exceder os 65% ou 70%, deixa de ser rentável.  
  4. Exigir cauções demasiado elevadas. Quando arrendam as suas propriedades, os senhorios pedem normalmente uma caução, sendo por vezes cometidos alguns excessos. Solicitar um mês de caução e um comprovativo de rendimentos são dois requisitos comuns e necessários, mas pedidos adicionais poderão afastar os possíveis inquilinos. Os proprietários devem ter em conta que existem vários tipos de locatários, como os estudantes que não têm, em norma, folha de rendimentos, o que não impossibilita o pagamento de uma renda. Existem bolsas de estudo, estágios e familiares que ajudam a suportar o arrendamento.  
  5. Acreditar que ao arrendar a casa por si poupa na comissão de agência. Em norma, a comissão de uma agência recai sobre o inquilino, existindo vários proprietários que acreditam que ao arrendar por si conseguem atrair futuros inquilinos que não estão dispostos a pagar por esse serviço. No entanto, escolher uma agência ou portal online de referência permite que se consiga arrendar a propriedade de forma rápida e segura. Permite ainda alcançar um público mais amplo e os proprietários podem beneficiar das atividades de marketing e dos canais utilizados por essas empresas.   

Sem comentários:

Enviar um comentário