sexta-feira, 23 de junho de 2017

Prestação média do crédito da casa inalterada há nove meses

Pelo nono mês consecutivo, a prestação média do crédito à habitação ficou inalterada, de acordo com os dados publicados pelo INE, esta quinta-feira. Também a taxa de juro média fixou os mesmos valores. Atingiu os 1,012%. Mas a taxa dos empréstimos realizados nos últimos três meses caiu.
 
"O valor médio da prestação vencida para o conjunto dos contratos de crédito à habitação situou-se, em Maio, em 237 euros, valor que se repete pelo nono mês consecutivo", refere o comunicado do INE.
 
Já nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação atingiu os 287 euros, recuando face aos 290 euros atingidos em Abril. "O montante de capital médio em dívida para a totalidade dos contratos aumentou 23 euros em Maio, para 51.535 euros", adianta o INE. Uma evolução que se justifica pelo crescimento das novas operações de crédito realizadas nos últimos meses.
 
Nos contratos celebrados nos últimos três meses, o montante médio do capital em dívida foi de 89.359 euros, o que compara com os 89.805 euros registados em Abril.
 
Já a taxa de juro implícita no crédito à habitação fixou-se em 1,012%, em Maio, mantendo o valor observado em Abril. Nos contratos realizados nos últimos três meses, a taxa de juro implícita passou caiu de 1,675% para 1,660%.
 
Para o destino de financiamento aquisição de habitação, a taxa de juro para o total dos contratos foi 1,030%, mais 0,2 pontos base do que no mês precedente. Nos contratos celebrados mais recentes, a taxa de juro desceu de 1,646% para 1,624%.
 
Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário