terça-feira, 20 de junho de 2017

Prestação da casa baixou 50% desde a Troika

A Troika chegou a Portugal em junho de 2011. E muita coisa mudou no setor imobiliário desde o pedido de resgate, nomeadamente no que diz respeito ao crédito à habitação. Em seis anos, de junho de 2011 a junho de 2017, os portugueses pouparam metade da prestação da casa. E os bancos estão agora muito mais disponíveis para emprestar dinheiro.
Os números são esclarecedores. Num financiamento de 200.000 euros a 30 anos a mensalidade baixou cerca de 412 euros. Em causa estão contas realizadas pela plataforma ComparaJá.pt para o Diário de Notícias e para o Dinheiro Vivo.
Segundo as mesmas, no verão de 2011, o spread médio era 3,2% e a Euribor a 12 meses estava nos 2,137% enquanto atualmente os spreads médios rondam os 1,76% e o indexante está a -0,127%. Na prática, por um empréstimo nas mesmas condições, um comprador pagaria ao banco no final do contrato 416.952 euros em 2011 e 268.581 euros agora, ou seja, menos 150.000 euros. Por outro lado, com 200.000 euros compra-se atualmente uma casa mais modesta que há seis anos, conclui a publicação.
“No pico da crise, a Euribor estava bastante mais alta, dada a incerteza nos mercados e a banca atravessava uma altura difícil e, por isso, punha os spreads altos para contrapor os riscos adicionais. Hoje em dia, o BCE tem estado a diminuir os juros para incentivar a economia. As taxas continuam a descer, até porque, apesar da retoma, ainda há muita incerteza política. Isso reflete-se depois numa diminuição no encargo mensal dos consumidores e no aumento do dinheiro disponível para as famílias”, disse Sérgio Pereira, diretor-geral da ComparaJá.pt.
O responsável deixa, no entanto, um aviso: “Muita coisa pode acontecer nos próximos cinco anos. É importante avisar, sobretudo quem está a contratar agora novos créditos com estes juros tão baixos, que quando as taxas subirem as prestações vão ficar mais caras. É preciso fazer cálculos para saber se vão conseguir pagar”.
De referir que nos primeiros quatro meses do ano os bancos concederam 2.339 milhões de euros de crédito à habitação, mais 45% que há um ano. Em abril, no entanto, começaram a apertar de novo a torneira do crédito.
fonte: Idealista News

Sem comentários:

Enviar um comentário