terça-feira, 20 de junho de 2017

Deco Alerta: Tudo sobre os seguros a contratar no crédito à habitação

Quando se contrata um crédito habitação as instituições de crédito, poderão solicitar a  contratação de dois seguros: O seguro de vida habitação e o seguro multirriscos habitação.
O seguro de vida tem como principal finalidade proteger os titulares do crédito habitação e a sua família, em caso de morte ou invalidez, mas não é um seguro obrigatório por lei. No entanto,  no credito à habitação a lei prevê que como reforço da garantia, ou seja da hipoteca, a instituição de crédito  possa  solicitar a sua contratação.
Neste caso o capital seguro deve corresponder ao capital em dívida no banco. As seguradoras são obrigadas a atualizar o capital do seguro com a mesma periodicidade da amortização do crédito (regra geral, mensalmente).
O seguro vida, evita a possibilidade de perda da habitação por morte ou invalidez de um dos elementos do agregado, garantindo a liquidação da divida ao Banco e, desta forma, acautela o equilíbrio financeiro das famílias.
Se já tem um empréstimo e quer verificar se compensa transferir o seguro de vida para uma outra seguradora deve começar por  perguntar ao banco qual o efeito da mudança. Tudo depende do contrato que assinou e caso passe por um aumento do spread, peça o novo valor e uma simulação da nova prestação. Atenção: o banco só pode agravar o spreadse tal estiver previsto no contrato.
Quando se compra um imóvel em regime de propriedade horizontal os compradores são obrigados por lei, a contratar um seguro de incêndio, para protege o imóvel dos danos causados pelo incêndio, por norma o banco exige a contratação do seguro multirriscos, por se tratar de um seguro mais abrangente, que inclui coberturas tais como: danos causados por incêndios, inundações, roubo, aluimento de terras e tempestades, entre outros.
Se está a pensar em contratar um seguro de vida e um seguro multirriscos deverá considerar os seguintes aspetos:
  • quais as coberturas;
  • quais as exclusões;
  • as franquias, se existirem;
  • qual o capital seguro;
  • e qual o valor do  prémio.
Para ter a certeza que escolhe o melhor seguro de vida e o melhor seguro multirriscos, deverá fazer várias simulações.
Para finalizar, lembre-se, que o principal objetivo da contratação destes seguros é garantir maior proteção e segurança a si e à sua família no caso de ocorrer algum   imprevisto
fonte:Deco

Sem comentários:

Enviar um comentário