quarta-feira, 26 de abril de 2017

Deco Alerta: Cuidados a ter quando pedes um crédito à habitação

Caros leitores, a compra de uma casa obriga, quase sempre, ao pagamento de elevadas quantias, razão pela qual se recorre ao crédito.
Antes de contratarem um crédito à habitação importa seguir um conjunto de passos para que tudo corra de acordo com os vossos melhores interesses, evitando-se situações complicadas e penalizadoras
Assim, antes de mais comecem por contactar o teu ou vosso banco e apelar à situação de cliente, negociando as melhores condições. Para avaliar facilmente todas as propostas, devem solicitar simulações com diversos montantes para diferentes prazos, solicitando ainda informação sobre todas as condições do financiamento, como sejam as comissões, taxa anual efetiva (TAE), seguros, impostos legais e outras despesas.
Depois, devem solicitar esta mesma informação junto de outras instituições de crédito, permitindo, assim, comparar as diferentes propostas de financiamento e, de forma refletida, optar pela mais vantajosa.
Convém, ainda, estudar cuidadosamente a vossa capacidade financeira para contrair um empréstimo, sendo possível para tal e para além da simulação obrigatória para uma subida de 1 e 2€ da taxa de juro, solicitar que sejam apresentados cálculos para 3 e 4%, viabilizando uma melhor noção do aumento da prestação em consequência do aumento da Euribor.
Considerem, também, os custos relativos a eventuais contrapartidas, como os relacionados com o spread, com a contratação de outros produtos e serviços financeiros associados ao crédito à habitação ou como sejam seguro de vida, seguro multirrisco habitação, cartão de crédito, etc.
Peçam todos os detalhes que vos parecem importantes e procurem as soluções mais adequadas ao vosso caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário