quinta-feira, 14 de abril de 2016

IRS - Manual de instruções para preencher as deduções

Muitos dos contribuintes que já tentaram entregar a sua declaração de IRS e optaram pela versão “pré-preenchida” tiveram dificuldade em visualizar os valores relativos às despesas de saúde, educação e formação, imóveis e lares. É que o Anexo H surge aparentemente em branco, sendo necessário entrar num campo específico deste anexo e responder a uma pergunta para poder ver as deduções. 

Assim, afirmou ao Dinheiro Vivo fonte oficial do Ministério das Finanças, quem “puxa” o Anexo H deve procurar o quadro 6C e responder “sim” à questão “Em alternativa aos valores comunicados à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), pretende declarar as despesas de saúde, foro e educação, os encargos com imóveis e os encargos com lares relativos ao agregado familiar?”. 

Só após este passo, lhe surgirá o quadro pré-preenchido com os valores que constam no Portal e-fatura. Quem discordar das somas apuradas pela AT poderá então alterar os valores. 

Há também contribuintes a reportar falhas no pré-preenchimento do Anexo A, aditando que apenas lhes surge a sua identificação fiscal mas não os valores auferidos em 2015 e respetivos descontos. 

A entrega do IRS (1ª Fase) arrancou este ano no dia 1 de abril e decorre até ao final deste mês. Em maio é a vez de acertarem as contas as pessoas que no ano passado tiveram outros rendimentos que não exclusivamente de trabalho dependente ou de pensões. 

Estas datas terão de ser observadas independentemente de se optar por entregar a declaração pela Internet ou na versão em papel.
 
Fonte: Dinheiro Vivo

Sem comentários:

Enviar um comentário