segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Bankinter prevê que a Euribor continue a descer até final de 2016

O Bankinter, entidade financeira espanhola cotada na Bolsa de Madrid desde 1972 e que em Setembro passado adquiriu o negócio de retalho do Barclays em Portugal, prevê que a Euribor a 12 meses — taxa a que estão referenciadas a maioria das hipotecas imobiliárias em Espanha — poderá chegar ao final de 2016 com um valor de -0,1% e só voltar a terreno positivo em 2017, afirma o departamento de análise do banco espanhol.

Os analistas do banco referem que as perspectivas da evolução da Euribor têm que ter em conta o contexto "duradouro" de taxas de juro próximas do zero nos próximos tempos. Afirma o relatório do Bankinter: “apesar das subidas do FED [banco central dos EUA]", com transações oficiais na Eurozona que continuarão a fazer-se a uma taxa actual de 0,05%, nos próximos dos anos, e tendo em conta as medidas aplicadas pelo BCE (Banco Central Europeu) para que se mantenham ou mesmo se aprofundizem caso seja necessário”, (…) “todos estes factores tornam provável que "não tardemos em ter a Euribor a 12 meses em valores negativos, o que tornará a vida realmente difícil aos bancos… pelo menos àqueles que estão focados na banca de retalho  e carentes de factores estratégicos diferenciadores".

Esta situação, no entanto, afirma o Bankinter, "Permitirá que o financiamento não seja um obstáculo à sustentabilidade do ciclo económico expansivo" que se vive nestes momentos.

A Euribor finalizou o ano de 2015 no mínimo histórico de 0,059%, tendo registado uma queda anual 80%, a maior da última década.
 
Fonte: Diário Imobiliário

Sem comentários:

Enviar um comentário