sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Venda de casas cresce ao ritmo mais elevado dos últimos cinco anos

Em setembro, a venda de casas cresceu ao ritmo mensal mais elevado dos últimos cinco anos (desde 2010), um cenário que se deve ao aumento constante da procura.
Em causa estão dados que constam no inquérito do Royal Institute of Chartered Surveyors (RICS) e da Confidencial Imobiliário (Ci), o Portuguese House Market Survey (PHMS) de setembro. Segundo o mesmo, no mercado de arrendamento, o aumento da procura motivou uma retoma marginal das rendas.
“Os resultados do RICS/Ci PHMS de setembro revelam que o volume de vendas cresceu ao ritmo mensal mais rápido desde que este inquérito foi lançado, em 2010, ao mesmo tempo que a procura registou o crescimento mais acelerado dos últimos seis meses, com o documento a afirmar que este último indicador, visível através das novas instruções de compra, tem subido – com maior ou menor intensidade – desde julho de 2013”, refere a empresa em comunicado.
Relativamente ao mercado de arrendamento, a procura voltou a aumentar e foi “acompanhada por uma forte quebra das novas instruções por parte dos proprietários”. “Graças a este desequilíbrio entre a oferta e a procura, as rendas voltaram a subir em setembro, ainda que de forma marginal, com os participantes no inquérito a antever que esta tendência se mantenha nos próximos três meses”, lê-se no documento.
Para Ricardo Guimarães, diretor da Ci, o mercado imobiliário está a recuperar, o que se deve à “melhoria do sentimento de mercado reportado pelos agentes”. “Os empréstimos bancários estão a aumentar, a procura está a crescer e a confiança a reforçar-se”, referiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário