sexta-feira, 25 de setembro de 2015

FAÇA UMA HORTA COM OS SEUS FILHOS

Mesmo tendo um jardim, a sugestão é começar por trabalhar em vaso, plantar uma horta num espaço que permita à criança uma identificação com o seu projeto e que facilite a sua manutenção. Uma horta, mesmo pequena, pode incluir mais do que vegetais anuais. Podem plantar-se flores e plantas aromáticas, como sucede com a que pode ver nesta galeria de imagens.
Crianças entre os 8 e 12 anos poderão facilmente fazer esta experiência com autonomia e sucesso. Quanto mais novas forem, mais as crianças necessitam do envolvimento familiar em todas as fases desta tarefa. O material necessário para o efeito não é muito. Precisa apenas de vasos ou floreiras, leca, composto e plantas. Estes são os passos que deve conseguir para atingir o seu objetivo:
1. Comece por escolher um local com boa exposição solar (com um mínimo de cinco a seis horas de sol direto por dia) e protegido do vento.
2. Ao plantarmos em floreira, devemos garantir que o seu tamanho permita o bom desenvolvimento das raízes das plantas escolhidas, principalmente cenouras, beterrabas, cebolas, batatas e outras plantas em que a parte comestível se desenvolve debaixo da terra. Tenha esse fator em conta.
3. Não se esqueça que a floreira deve ser furada (quatro a cinco furos são suficientes) para permitir a saída de água em excesso.
4. Coloque no fundo da floreira uma camada de leca ou pedrinhas (cerca de cinco centímetros), de forma a facilitar a saída de água em excesso e impedir que o solo fique empapado.
5. Encha, de seguida, a floreira com um composto orgânico e rico em nutrientes.
6. Depois de escolher as espécies a plantar, há que planear a quantidade e a disposição das plantas na floreira. Para isso, temos que saber o tamanho que estas atingem depois de crescer e o espaço de que precisam para se desenvolver. As espécies hortícolas têm um ciclo de vida relativamente curto e um crescimento rápido pelo que necessitam ter nutrientes disponíveis para se alimentarem.
Veja na página seguinte: As variedades que pode plantar
As variedades que pode plantar:
- Hortícolas
Tomate, pimento, alfacecurgete, pepino, beringela, morango, meloa, melão, feijão verde, beterraba, espinafre, cebolo e cebolinho.
- Flores
Camomila, crisântemo, fúchsia, gerânio, hibisco, impatiens, tagetes, sálvia e viola.
- Plantas aromáticas
Tomilho, alecrim, manjericão, menta, orégãos, salsa e coentros.
3 dicas para plantar com êxito
1. Abra a cova de plantação, um bocadinho maior do que o tamanho do vaso da planta.
2. Retire a planta do vaso sem puxar. Deve-se inverter a posição do vaso, apoiando a planta numa mão enquanto com a outra retiramos o vaso.
3. Solte as raízes e coloque a planta na cova, aconchegando bem a terra em volta, pressionando-a com a mão.
Conselhos de manutenção:
- Retirar as ervas daninhas para que não se alimentem dos nutrientes necessários para o crescimento das plantas deve ser uma preocupação constante.
- Aplicar fertilizantes orgânicos uma vez por mês é outro dos gestos a empreender. Não utilize tratamentos químicos na horta.
- Regue sempre que necessário para manter o composto húmido.
- Nos espinafres, retire os botões de flor que forem surgindo e arranque algumas folhas exteriores para estimular o crescimento de novas folhas.
Veja na página seguinte: A colheita e a rega
Colheita:
- No caso dos espinafres, vá colhendo as folhas à medida que tenham um bom tamanho.
- A beterraba está pronta a colher quando tiver o tamanho de uma bola de golfe
- O cebolo está apto quando as folhas começam a secar. Nessa altura, já o podemos colher.
- No caso do tomilho, vá cortando à medida que é preciso para cozinhar.
Duas recomendações para uma rega eficaz
1. Regar é muito importante. O composto deve ser mantido sempre húmido, sem estar encharcado.
2. Regue a pequena horta logo depois de acabar as plantações e não se esqueça que tem que sair água pelo fundo da floreira, para ter a certeza de que todo o composto está molhado.
As (muitas) utilizações possíveis
As flores e as plantas aromáticas podem ser utilizadas em saladas, em pratos cozinhados e como decoração. A criança deve escolher espécies que goste de ver, cheirar, tocar e/ou comer. Assim será mais entusiasta em acompanhar o seu projeto. As plantas podem ser compradas nos mercados, centros de jardinagem ou em viveiros da especialidade.
Depois de dividir o espaço disponível, deixando uma zona para cada planta crescer e se desenvolver, a Teresinha, que criou uma horta em casa com a ajuda dos pais, escolheu cinco espécies diferentes.  A opção recaiu sobre tomilho limão (aromática), tagetes (flor), beterrabas (raiz), espinafres (folhas) e cebolas (bolbo).
Texto: Marta Vassalo Monteiro (engenheira agrícola)
fonte: Sapo LyfeStyle

Sem comentários:

Enviar um comentário