quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Banca reduz avaliação de imóveis pela primeira vez em oito meses

A banca diminuiu em Agosto, pela primeira vez desde Dezembro, o valor médio da avaliação dos imóveis. A descida foi de 0,3%, face ao mês anterior, para 1.036 euros por metro quadrado, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, 23 de Setembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
 
A queda mensal foi verificada em quase todas as regiões: Norte, Centro, Lisboa, Açores e Madeira. As excepções foram apenas Alentejo e Algarve, regiões que verificaram subidas mensais de 0,1% e 0,7%, respectivamente.
 
Em termos homólogos os preços aumentaram 0,4%, o que representa o menor crescimento desde Janeiro, mês em que os valores estabilizaram.
 
Por regiões, o Algarve continua a ser a que maiores avaliações dos imóveis tem (1.255 euros por metro quadrado), enquanto o Centro é a que tem a menor (847 euros).
 
Este indicador é fundamental para quem quer comprar casa através de crédito bancário. É que os bancos usam o valor da avaliação para determinar qual o montante que emprestam. Regra geral, os bancos financiam até 80% da avaliação. O que significa que se uma casa for avaliada por 100 mil euros, a banca empresta até 80 mil euros. E quanto maior for a diferença entre a avaliação feita do imóvel e o valor do empréstimo melhor serão as condições de financiamento.
 
Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário