quinta-feira, 11 de junho de 2015

Crédito à habitação: montante emprestado quase duplica face a 2014

Os portugueses são por natureza proprietários, e o facto de os bancos estarem mais disponíveis para financiar a compra da casa está a fazer com que muitas pessoas optem por ter habitação própria. Entre janeiro e abril, o montante emprestado pelos bancos superou em quase 50% o concedido no período homólogo.
Segundo o Jornal de Negócios, que se apoia em dados do Banco de Portugal (BdP), os bancos concederam 992 milhões de euros em crédito à habitação nos primeiros quatro meses do ano, bem mais (48,3%) que os 669 milhões registados no mesmo período do ano passado.
“Os bancos têm vindo a tornar as condições de financiamento mais atrativas, menos exigentes, descendo os spreads praticados, por exemplo”, explicou Paula Carvalho, economista-chefe do BPI. De referir que este ano, num conjunto de 13 bancos, apenas um ainda não cortou o spread mínimo no crédito à habitação.  
Já Filipe Garcia, economista da IMF, considera que “os bancos têm de emprestar dinheiro para poderem ser rentáveis”. “E podem tentar melhorar a rentabilidade média das carteiras de crédito imobiliário através da concessão de novos empréstimos com spreads mais altos”, acrescentou.
No que diz respeito ao crédito malparado, continua em máximos históricos. Do total de financiamentos concedidos, 4,4% estavam dados como malparado no final de abril – mais de 5,4 mil milhões de euros. Destes, 2,5 mil milhões de euros são relativos ao segmento da habitação, um valor que representa 2,52% do total de financiamento concedido para este fim, escreve a publicação.
fonte: idealista news

Sem comentários:

Enviar um comentário